Monday, August 17, 2015

Como publicar os ebooks - um seminário sobre a publicação dos ebooks por Mark Coker


The blog post below is written in Portuguese.  It's a one-time post to accompany the publication of our first-ever Portuguese translation of the Smashwords Style Guide which went live earlier today (yay!!!).  We also translated the How to Publish Ebooks seminar presentation which originally appeared here in English on July 21.

With over 210 million native speakers, Portuguese is one of the world’s most widely spoken and written languages.  To put this large number in perspective, almost as many people speak Portuguese as speak German (89 million), French (74 million) and Italian (59 million) combined. 

When I founded Smashwords in 2008, I wanted to democratize publishing for the world’s writers.  I wanted to make it fast, free and easy for any writer, anywhere in the world, to self-publish and distribute an ebook.  The indie author revolution took root first with English-language writers.  Now I want to help spread the revolution to more corners of the globe.

Portuguese writers boast a rich literary tradition going back centuries.  With this completely self-contained blog post, I hope to welcome thousands of new writers to the global indie author movement. 
Several thousand Portuguese-language books are already published at Smashwords and distributed worldwide.  In Brazil, the largest market for Portuguese books, approximately 300,000 Smashwords-distributed books are available at iBooks Brazil, Livraria Cultura (powered by Kobo) and from the Smashwords Store. 

My thanks to Matthew Teplitz on the Smashwords team for translating the Style Guide, the PowerPoint presentation and this blog post!  Thanks also to my Brazilian friends Carlo Carrenho, Claudio Soares and Newton Neto for educating me about the Brazilian market and encouraging me to do more to support Portuguese-language authors.

Como publicar os ebooks

Este post de blog e a apresentação acompanhada do Guia de estilo do Smashwords lhe ensinará como publicar um ebook com orgulho, profissionalismo e sucesso.

Como um autor da língua portuguesa, agora tem a oportunidade de publicar o seu livro a uma audiência mundial utilizando as ferramentas do Smashwords, o distribuidor mais grande dos ebooks autopublicados. 

No entanto, não precisa ser um autor no Smashwords para beneficiar das orientações dadas nestes recursos.

Eu montei dois recursos grandes para ajudar-lhe na sua viagem da publicação dos ebooks:

https://www.smashwords.com/books/view/569841
1.  O Guia de estilo do Smashwords, traduzido pela primeira vez no português! Descarregá-lo aqui!
2.  Como publicar os ebooks - um seminário sobre a publicação dos ebooks
A apresentação incorporada abaixo foi derivado duma série de seminários de seis horas e quatro partes sobre a publicação dos ebooks que apresentei no mês passado na conferência de Autores do Noroeste do Pacífico em Seattle. Os seminários foram apresentados numa ordem lógica e projetados para levar os escritores desde iniciantes a especialistas durantes as seis horas.

Agora, pela primeira vez, compartilho estas apresentações traduzidas no português.

Para facilitar a visualização, eu consolidei as quatro apresentações numa única apresentação incorporada abaixo. A apresentação ensinam os escritores como autopublicar os ebooks com mais orgulho, profissionalismo e sucesso.

Se você conhece um escritor que está avaliando as suas opções enquanto se preparam autopublicar seu primeiro livro, o já autopublicou mas ainda está lutando atingir os leitores e pode beneficiar de algumas novas ideias, por favor compartilhe-a com eles. Se um escritor quer publicar independentemente, tradicionalmente, ou numa forma híbrida, aqui há algo para todos. A apresentação também será útil para os pequenos editores independentes que publicam os livros no português. No Smashwords, trabalhamos com mais de 100 milhares de autores e pequenos editores independentes em todo o mundo.

Como publicar os ebooks

um seminário sobre a publicação dos ebooks por Mark Coker

^^Por favor partilhe esta apresentação com um amigo por clicar a seta no canto esquerdo inferior!

Como publicar os ebooks - um seminário sobre a publicação dos ebooks
A apresentação está dividida nas seguintes quatro seções:

  1. Introdução à publicação dos ebooks - um curso introdutório. Isto fornece o conhecimento fundamental que cada escritor precisa para começar sua viagem de autopublicação. Explica os fundamentos, como as cinco tendências mais importantes que estão acionando o mercado do ebook; os fatores que contribuem ao surgimento do movimento dos autores independentes; as vantagens de autoria independente; e contem uma lista de verificação abrangente da publicação dos ebooks que explica conceitos importantes como a formatação, conversão do ebook, os ISBN, estratégias do estilo da capa, metadados, direitos autorais, a pirateria, estratégia de preços, marketing, distribuição e pré-encomendas.
  2. As melhores práticas da publicação do ebook - 16 segredos dos autores independentes mais vendidos. Isto é provavelmente minha apresentação mais popular. Tenho feito isto por alguns anos e foi um companheiro ao meu livro grátis sobre as melhores práticas, Os segredos da publicação dos ebooks sucedidos. Eu compartilho 16 dicas, truques e estratégias que são comuns entre muitos dos autores mais vendidos. Esta apresentação lhe ensina como tornar seu livro mais detectável e desejável para os leitores. Inclui uma seção expandida sobre o desenho da capa com vários casos práticos que demonstra o que funciona e o que não funciona. Também ensinará técnicas da construção de plataforma importantes. Os autores independentes  veteranos ainda obterão uma nova ideia ou duas aqui. Começa a partir do slide 89.
  3. O merchandising no iBooks - como vender mais livros na segunda maior loja do ebook no mundo. Os leitores deste blog sabe que eu sou um amado grande do iBooks. Simplesmente por distribuir seus livros ao iBooks, serão acessível para quase um bilhão dos usuários de dispositivos Apple. O Smashwords tem sido um agregador mundial autorizado servindo a loja iBooks desde que a fundação da loja no abril de 2010. No tempo desde que o estabelecimento desta parceria, tive o prazer de colaborar diretamente à equipe do merchandising mundial fantástica no iBooks. Nesta apresentação, introduzirei os autores à loja iBooks e compartilharei dicas sobre como os autores podem aumentar sua visibilidade, vendas, e oportunidades promocionais na loja. Como aprenderá, desde uma visão de alto nível, tem dois tipos de oportunidades do merchandising na loja. A primeira é automatizada - os inúmeros benefícios de descoberta que você receberá automaticamente simplesmente por distribuir através do iBooks. A segunda oportunidade é criada manualmente onde os profissionais do merchandising no iBooks escolhem uma pequena quantidade de livros para promoção. Você aprenderá que as decisões do merchadising deles são com base no mérito, e a maioria do mérito é merecido por a construção de vendas e revisões boas entres seus clientes no iBooks. Se os clientes no iBooks gostam dos seus livros, também aumentará suas oportunidades do merchandising. Alguns autores podem sentir desmotivados que se enfrentam um problema da galinha e do ovo - “Sem o merchandising, não posso atingir os leitores, mas sem mais leitores não posso provar que os meus livros merecem o merchandising.” Não se preocupe. Eu vou lhe mostrar como maximizar suas oportunidades promocionais na loja, mas também o trabalho intenso e empenho de largo plazo são necessários (se foi fácil, todas as pessoas no mundo seriam escritores mais vendidos!). Também saiba que centenas, se não milhares dos autores no Smashwords alcançam várias formas do merchandising no iBooks, então é possível. Tudo gira em torno da implementação das melhores práticas nas apresentações, como uma boa qualidade de escritora (nada é mais importante do seu livro!), uma imagem da capa fantástica, a distribuição completa e sem interrupções, e o uso inteligente dos metadados melhorados, como a Gerente das Séries do Smashwords. Embora esta apresentação se focaliza no iBooks, os mesmos conceitos do mérito aplicam às decisões do merchandising nas outras varejistas. Começa a partir do slide 179.
  4. Como alcançar as listas bestseller com as pré-encomendas do ebook - Como os antigos leitores deste blog já sabem, tenho celebrado os benefícios das pré-encomendas do ebook por mais de dois anos. Uma pré-encomenda do ebook é provavelmente a ferramenta da lançamento de livro mais poderosa nos últimos sete anos. A conclusão é que os livros nasceram como pré-encomendas venderão mais cópias que os livros que são simplesmente carregados no dia da divulgação. Se você quer atingir mais leitores, precisa aprender como usar as pré-encomendas para o efeito máximo. No mês passado, anunciamos uma nova característica das pré-encomendas chamada “pré-encomendas sem espólios” que lhe permite establecer sua pré-encomenda até 12 meses em avanço, incluindo se ainda não está pronto com o seu livro. As pré-encomendas permite marketing prévio dos livros mais eficaz, e nas varejistas iBooks e Kobo, as pré-encomendas lhe dará uma vantagem grande com respeito à posição de cópias vendidas no dia que o seu livro está publicado. Esta apresentação identifica cinco benefícios das pré-encomendas e depois compartilha os métodos provados para planejar e executar um lançamento bem sucedido. Começa a partir do slide 230.
Espero que você gostará do Guia de estilo do Smashwords e minha apresentação sobre Como publicar os ebooks.
Como qualquer autor independente pode dizer-lhe, não é fácil vender os livros. Não existe uma única bala mágica para alcançar o estado bestseller. Tudo do sucesso na autopublicação é a paciência, perserverança, e as melhores práticas. As mais melhores práticas que você aplica com sucesso, aumentará as suas possibilidades de atingir os leitores.
O sucesso na autopublicação também é sobre os seus valores e mentalidade. Como já mencionei no Manifesto dos autores independentes abaixo, é importante lembrar que o seu sucesso como um autor independente não pode ser medido por somente as vendas. Se você encontra alegria na viagem e a expressão criativa da escritura e publicação, você já descobriu a medida de sucesso mais rica e plenamente realizada. Siga escrevendo!


Manifesto do autore independente


 

1 comment:

Webistrator said...

Geez, Coker, I'm running all over the place trying to figure out why I'm getting furrin' stuff from you. How about a tag line or some such to let me know the Smashwords info. system hasn't gone belly up...

Muito obrigado!

J. in CO